No dia 14 de dezembro de 1985, foi inaugurada na Praça da República Lituana na Vila Zelina. É uma homenagem do Brasil da nação livre e soberana, numa demonstração de gratidão dos imigrantes ao país que os acolheu e manifesta a esperança e a fé inabalável de que a pátria lituana conseguiria reconquistar sua independência e seu lugar nas nações livres e soberanas.
Foi construído por iniciativa da Comissão do Museu e Arquivo da Colônia Lituana, com cooperação o apoio dos lituanos radicados no Brasil, seus descendente, das organizações e dos grupos folclóricos de canto e dança.
O Monumento erigido no centro da Praça da República Lituana é uma réplica do “ Monumento da Liberdade” construído em 1928 na cidade de Kaunas, capital provisória da Lituânia, país livre e independente até 1940, quando foi invadido e ocupado pela União Soviética e destruído pelos invasores nos primeiros dias.
O obelisco construído em linhas arquitetônicas originais e de estilo próprio, representa uma figura feminina alada, rompendo os grilhões do cativeiro, simbolizando a liberdade que a Lituânia havia reconquistado em 16 de fevereiro de 1918.