O Grupo de Danças Folclóricas Lituanas Nemunas Ansamblis foi fundado em 1971 e mantém suas atividades desde então. À época o padre lituano Antanas Saulaitis morava no Brasil e tinha um grande trabalho sendo desenvolvido com os jovens da comunidade lituana aqui e propôs a criação de uma atividade que pudesse representar a Lituânia e sua história e cultura através da música. Sob a liderança de João Lukosevicius iniciaram-se as atividades e a linda história desse grupo!

O nome foi escolhido em homenagem ao maior rio que corta a Lituânia. Há muitas músicas, contos e poemas que falam sobre ele, sua beleza e as histórias vividas às suas margens!

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas Nemunas Ansamblis 1

Durante os anos o Nemunas teve a oportunidade de viajar para os Festivais da Canção e Dança realizados na Lituânia, Estados Unidos e Canadá! Estes festivais ocorrem a cada quatro ou cinco anos e são sempre fonte de inspiração e energia! Milhares de lituanos e descendentes de todo o mundo reunidos dançando juntos num grande ato de amor!

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas Nemunas Ansamblis 2

Através da dança o grupo busca manter a raiz e cultura lituanas vivas e repassadas de geração em geração. Pais e filhos já dividiram o palco em diversas ocasiões! Como uma grande família, conta com integrantes de diferentes idades, personalidades e gostos, mas uma coisa é comum a todos: são apaixonados pela Lituânia e sua música!

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas Nemunas Ansamblis 3