A Dainų šventė, Festival Da Canção, é uma das representações folclóricas mais importantes da Lituânia e dos países onde se estabeleceram os imigrantes lituanos! As origens desta tradição datam do século 19 e o evento era realizado também em outros países europeus.

O primeiro Festival de Canção foi realizado em 1843 na Suíça, na praça da cidade de Zurique. 80 coros e 2100 cantores participaram. Foi o primeiro evento que deu origem a uma expressão massiva de coros amadores e coletivos musicais.

Em 1845 a mesma celebração foi realizada em Wurzburg, Alemanha. O maior festival de música do mundo aconteceu em 1928 na Áustria, por ocasião do 100º aniversário da morte de Franco Shubert quando 200.000 pessoas chegaram a Viena. Cantores de corais alemães de diferentes países do mundo. A longo prazo, a tradição dos festivais de música na Europa Ocidental diminuiu.


Em se tratando dos Bálticos, o festival foi realizado pela primeira vez na Estônia em 1869, na Letônia 1873 e na nossa querida Lituânia em 1924 em Kaunas. Já o primeiro festival da Dança foi realizado lá em 1937! Em 1950 o Festival da Canção foi complementado pelo Dia da Dança, Šokių diena ou Šokių šventė, oficialmente. Havia 57 grupos de dança, 13 orquestras de instrumentos de sopro e o coral das crianças foi composto por 3.570 participantes. O intuito destas manifestações era, através da expressão de música e celebração de dança, fomentar o sentimento de união e oferecer apoio aos povos bálticos para que pudessem se separar da Rússia e criar (na Lituânia, para restaurar) o estado independente. O caminho para a restauração da independência dos Estados Bálticos é muitas vezes referido como a "Revolução do Canto".

Em novembro de 2003 a UNESCO reconheceu a tradição e o simbolismo dos festivais de música e dança da Estônia, Letônia e Lituânia como uma obra-prima do patrimônio cultural verbal e intangível da humanidade!

Dainu Svente e Sokiu Diena 1

Durante o triste período de Domínio Soviético e a Segunda Guerra Mundial muitas famílias lituanas viram-se forçadas a abandonar sua terra natal e fugir em busca de sobrevivência. Esta emigração se deu para diversos lugares do mundo, incluindo a América do Norte, Canadá, América do Sul e Oceania.

Com a construção de uma nova vida nestes lugares veio também a aflição de que com a distância física e emocional com a Lituânia a cultura, língua, hábitos se perdessem com o tempo.

Na tentativa de resgate e manutenção da rica cultura musical e artística foi organizado pela comunidade lituana de Chicago o primeiro festival de Música fora da Lituânia, em 1957!

Dainu Svente e Sokiu Diena 2

Atualmente a cada 4 ou 5 anos é realizado um novo e especial evento, revezando entre Lituânia, Canadá e Estados Unidos.

Os grupos de dança folclóricos brasileiros, Nemunas Ansamblis e Rambynas, já participaram, algumas vezes destes festivais e representaram nossa comunidade com muito afinco e carinho!

A verdade é que não imposta onde se dance ou cante, todos os festivais carregam a mesma magia e contam com lituanos e descendentes do mundo todo unidos em prol da manutenção da cultura e lituanidade!

Dainu Svente e Sokiu Diena 3

Dainu Svente e Sokiu Diena 4