Obrigado por acessar esta página! Quem ainda não prestigiou nosso evento online de comemoração ao aniversário de 103 anos da primeira independência da Lituânia pode vê-lo abaixo:



A comunidade possui diversos compromissos financeiros mensais que precisam ser honrados, além de projetos de manutenção de grandes feitos de nossos antepassados. Mais detalhes estão descritos abaixo nesse artigo.

Portanto, qualquer ajuda é muito bem-vinda!

Agradecemos de coração e sempre nos lembremos: “Po žiemos visada ateina pavasaris” - Depois do inverno sempre vem a primavera.



Conta Bancária:

Banco Itau-Unibanco (Cod 341)

Agência: 4530

Conta Corrente: 00950-7

CNPJ: 62.924.659/0001-91

Comunidade Lituano-Brasileira



Pix: 62.924.659/0001-91



Vaquinha online:: (VAQUINHA ONLINE – CLIQUE AQUI)



Atualmente, a Comunidade Lituano-Brasileira possui compromissos financeiros fixos e mensais no valor de cerca de R$ 700,00. Entre eles estão gastos com contador, condomínio da casa do PicNic na Estância Lituanika, taxas bancárias e manutenção do nosso site.

Normalmente esses compromissos são honrados com os lucros obtidos em nossos eventos presenciais, porém infelizmente esses eventos deixaram de ser realizados desde o final do primeiro trimestre de 2020 devido a pandemia do COVID-19. Dessa forma, estamos com alguns desses compromissos em aberto devido à falta de entrada de fundos.

Além disso, existem alguns projetos em andamento que também se encontram paralisados devido a atual falta de recursos:



1 - Remoção de uma árvore situada em frente ao Monumento à Liberdade, na praça República Lituana, no bairro de Vila Zelina em São Paulo. Esta árvore foi plantada propositalmente com o intuito de “esconder” nosso monumento e influenciar na campanha de tornar a Vila Zelina conhecida como um bairro fundado por imigrantes do “leste europeu” ao invés de um bairro fundado por imigrantes lituanos, fato histórico e irrefutável. Além disso, ela está causando diversas rachaduras no monumento. Iremos contratar os serviços de um engenheiro ambiental que nos fornecerá o laudo para continuarmos o processo legal de remoção junto às autoridades competentes.


Dia da inauguração do Monumento à Liberdade, na praça República Lituana


Remoção de uma árvore situada em frente ao Monumento à Liberdade, na praça República Lituana


Remoção de uma árvore situada em frente ao Monumento à Liberdade, na praça República Lituana

2 - Restauração do Monumento à Liberdade. Além das rachaduras citadas acima, as inscrições do monumento já não estão mais legíveis. Pretendemos contratar os serviços de uma empresa especializada para fazer a restauração completa do monumento, um marco único entre as comunidades lituanas espalhadas no mundo.


Rachaduras no monumento


Inscrições apagadas

3 – Manutenção do jazigo no Cemitério São Francisco de Paula, situado no bairro de Catumbi, no Rio de Janeiro. Este jazigo, também único no mundo, foi construído em homenagem aos imigrantes lituanos que faleceram durante a travessia de navio do oceano Atlântico. Atualmente, há uma dívida no valor de cerca de R$ 4.000,00 com a administração do cemitério. Desde a extinção da comunidade lituana do Rio de Janeiro uma pessoa não-identificada continuou efetuando o pagamento dessas taxas até mais ou menos seis anos atrás, quando então os pagamentos cessaram. Essa questão chegou recentemente ao nosso conhecimento por meio de um casal lituano que veio algumas vezes ao Brasil estudar nossa comunidade, seus membros e seus marcos.






Jazigo com homenagem aos lituanos falecidos na travessia do Atlântico

4 - Casa do PicNic no condomínio Estância Lituanika, situado na cidade de Atibaia, SP. A casa do PicNic é uma das construções mais antigas do condomínio e por anos foi utilizada nos acampamentos de escoteiros lituanos e em diversas festas e eventos da Comunidade Lituano-Brasileira. Devido a mudanças nas regras do condomínio, precisaremos revestir uma área externa da casa. Além disso, teremos que fazer diversas manutenções internas e externas necessárias para evitarmos a degradação da construção e podemos continuar utilizando-a nos eventos da comunidade. Nossa “pequena Lituânia” é um lugar lindo, onde todos os membros da comunidade são bem vindos para visitas durante a realização de quaisquer festas ou eventos abertos a não-condôminos.


Nosso cantinho lituano no Brasil - Estância Lituanika


Casa do PicNic - Casa da Comunidade Lituano-Brasileira para eventos


Casa do PicNic - Casa da Comunidade Lituano-Brasileira para eventos


Parte da construção que temos que revestir

Pelo que vocês puderam ver acima temos muito a fazer, mas infelizmente nossa situação financeira sofreu um forte impacto negativo no último ano. Dessa forma, gostaríamos de pedir a ajuda a todos que puderem doar qualquer valor possível. Pretendemos executar todas essas obras, sempre com muita responsabilidade financeira, para manter todos esses marcos lituanos aqui no Brasil e mostrar o quão grandiosa nossa comunidade é.

Labai ačiū !

Procurar