Sem dúvida nenhuma, o feriado mais esperado e celebrado na Lituânia é o Natal. Chamada de Kučios, a noite da véspera de Natal é cheia de simbologia e tradições, apresentando costumes que misturam as culturas pagã e católica. Isso ocorre devido ao fato da Lituânia ter sido o último país da Europa a se tornar católico. Para conseguir esse feito a Igreja precisou se adaptar a realidade lituana da época, incorporando muitos dos costumes pagãos as festas religiosas.

Para a Kučios são feitos diversos preparativos. Alguns deles são: toda a casa é limpa e a roupa de cama é trocada; as roupas são lavadas antes de serem vestidas; conflitos não resolvidos entre amigos e familiares são reconciliados e antepassados e almas que partiram recentemente são lembrados. Para terem proteção contra o mal ou doenças no próximo ano, todos tomam um belo banho antes da refeição. Além disso, muitas pessoas ainda costumam jejuar durante o dia como forma de purificação.

A limpeza física e espiritual é vista como uma etapa muito importante para os lituanos. Por serem supersticiosos, consideram mau agouro manter a sujeira e assuntos inacabados nesta época do ano, já que a casa deve se tornar um ambiente convidativo para a família, amigos e para as almas que a visitam nesta noite, além da importância de toda a preparação para o nascimento de Jesus.

A mesa de Kučios é detalhadamente decorada. Para remeter ao local de nascimento de Jesus e a sua manjedoura utiliza-se palha, sob uma toalha branca limpa ou uma toalha de linho, e pequenos galhos. Sempre é montado um lugar a mais, onde ninguém se senta. Esse lugar representa os familiares que não estão presentes fisicamente e também serve para as almas que já se foram e que podem vir visitar a casa vazia enquanto todos estiverem na missa.

Um dos itens principais da mesa é kalėdaitis, plotkelė ou paplotėlis - uma bolacha de Natal santificada - que lembra a hóstia usada na comunhão. Ela é passada em volta da mesa e cada membro da família a quebra e come um pedaço, desejando aos outros um bom ano pela frente. Geralmente, pode-se comprar essas bolachas na igreja mais próxima.

https://studyabroadlithuania.wordpress.com/2015/12/03/lithuanian-kucios/

Depois de compartilhar as kalėdaitis é hora de provar os kūčiukai, também conhecidos como "šližika" ou "kleckai" em algumas partes do país. Biscoitos tradicionais dessa época, nenhuma mesa de Kučios está completa sem eles. Geralmente são feitos de massa fermentada e sementes de papoula, pequenos e levemente doces. Existem inúmeras variações de kūčiukai, dependendo do gosto de cada um. Além disso, os biscoitos geralmente são servidos embebidos em leite de semente de papoula, mas também podem ser apreciados sem ele, como um lanche.

Na sequência são servidos 12 pratos, lembrando o número de apóstolos presentes na Santa Ceia. Não é permitida a utilização de carne vermelha, ovos ou laticínios, tornando-se uma refeição centrada em peixes e receitas vegetarianas. Todos os presentes devem experimentar os 12 pratos como sinal de boa sorte. Como a Lituânia costuma estar coberta de neve no final de dezembro, a maioria dos produtos servidos é seca, preservada ou armazenada em um porão frio. Tem-se o costume de não servir bebidas alcoólicas.

Após a refeição os adultos costumam ir a missa, chamada de berneli mišios (missa dos pastores). Em muitas regiões, inclusive nas comunidades fora da Lituânia, ela pode acontecer antes da Kučios.

Assim como em outros lugares, as crianças recebem seus presentes durante o Natal. O Papai Noel, conhecido em lituano como Kalėdų Senelis (avô do Natal), visita as casas na madrugada entre os dias 24 e 25 e deixa os presentes embaixo da árvore de Natal da casa.


Exemplo de pratos para Kūčios

Sopa de beterraba - Barščiai

Arenque com cogumelos - Silkės su Grybais

Crepes de cogumelos - Lietiniai Blynai su Grybais

Peixe em molho de tomate - Žuvis su Pomidorais

Salmão defumado - Rūkytos Lašišos

Salada de beterraba e feijão - Burokelių Mišrainė

Salada de chucrute com ervilhas - Rauginti Kopūstai su Žirniais

Salada de batata e cenoura - Bulvių ir Morkų Mišrainė

Pudim de cranberry - Kisielius

Biscoitos da véspera de Natal - Prėskučiai (ou Šližikai)

Leite de semente de papoula - Aguonpienis

Compota de Natal - Kompotas



“Kūčiukai” - Biscoitos Tradicionais de Natal da Lituânia

https://globalstorybook.org/kuciukai-lithuanian-christmas-biscuits/

500g de farinha de trigo

250ml de leite ou água mornos (não pode ser quente!)

7g de fermento seco

2 a 6 colheres de sopa de açúcar (dependendo de quão doce você queira que o kūčiukai seja)

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de sementes de papoula para a massa

250g de sementes de papoula para o leite de papoula

2 colheres de sopa de azeite


Pegue uma tigela grande e misture o fermento com o açúcar. Em seguida, adicione o leite ou água mornos e 250g (metade) da farinha de trigo. Mexa bem todos os ingredientes (pelo menos 5 minutos) até que se transformem em uma massa.

Faça uma bola com a massa e polvilhe em sua superfície um pouco de farinha para que fique menos pegajosa. Em seguida, deixe-a coberta com uma toalha limpa em um local quente até dobrar de tamanho (aproximadamente uma hora).

Adicione então a pitada de sal, o restante da farinha, o azeite e as sementes de papoula. Mexa bem os ingredientes, sovando a massa por mais alguns minutos. Em seguida, coloque-a em uma tigela grande e cubra com uma toalha de cozinha novamente. Deixe-a em um local quente para dobrar de tamanho mais uma vez (aproximadamente uma hora).

Faça rolinhos com a massa com mais ou menos 1cm de espessura e corte-os em pedaços pequenos, com cerca de 1cm de tamanho cada.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque os pedaços na assadeira forrada com papel manteiga e asse por 10 a 12 minutos até que fiquem dourados.

Prepare o leite de papoula embebendo 250g de sementes de papoula em água adoçada e triturando-as com um moedor de carne. A água das sementes de papoula deve ficar levemente branca e parecida com o leite.

Coloque os biscoitos kūčiukai assados em uma tigela com leite de semente de papoula e sirva na mesa.

Escrito por Andréa de Alencar Kasteckas

Referências:

https://globalstorybook.org/kuciukai-lithuanian-christmas-biscuits/

https://lithuanianmha.org/holiday-traditions/christmas/

http://lithuanianhomecooking.com/home/christmas-eve-foodin-lithuania

https://www.whychristmas.com/cultures/lithuania.shtml

http://www.truelithuania.com/tag/kucios-holiday

https://studyabroadlithuania.wordpress.com/2015/12/03/lithuanian-kucios/

Procurar